Brotas, mais ecoturismo no Brasil

Brotas, uma cidade muito legal para viajar

Viajar para Brotas, ecoturismo e viagem natureza
Hotel Fazenda Areia que Canta

Inspirada pela sĂ©rie de posts sobre a Amazonia, resolvi dar dicas sobre uma viagem curta pra quem mora em SĂŁo Paulo, ideal para um feriado prolongado, uma viagem de fim de semana, e tambĂ©m uma excelente opção para o Carnaval 2011. Eu passei o Carnaval em Brotas hĂĄ uns dois anos, e adorei a viagem a essa cidade que Ă© considerada a capital do ecoturismo no estado de SĂŁo Paulo (Brotas fica a 235 km de SĂŁo Paulo, aproximadamente 2h30 de carro).


Em Brotas Ă© possĂ­vel praticar rafting, canionismo, arvorismo, boia-cross e outras atividades.


Viajar para Brotas, ecoturismo e viagem natureza
Rafting em Brotas (fiz pela EcoAção)
Hoje, a prĂĄtica do rafting no Rio JacarĂ© Pepira, em Brotas, Ă© considerada uma das pioneiras dessa atividade no Brasil e reconhecida como um exemplo de qualidade, segurança e profissionalismo. Este reconhecimento se deve ao esforço desempenhado pelos empresĂĄrios de Ecoturismo e Turismo de Aventura, a presença e relação de parceria do poder pĂșblico e de maneira geral o envolvimento de todos os atores incluindo os condutores locais, que descobriram que era possĂ­vel – e necessĂĄrio – tornar o rafting uma atividade segura.

Viajar para Brotas, ecoturismo e viagem natureza
Chegando no hotel  fazenda Areia que Canta

Quando for programar sua viagem, vocĂȘ pode optar por vĂĄrias pousadas ou hotĂ©is-fazenda muito charmosos. Eu fiquei hospedada no hotel-fazenda Areia que Canta (reserve aqui pelo Booking.com), e recomendo totalmente. Na minha opiniĂŁo, o hotel fazenda Areia que canta Ă© a melhor opção de hospedagem em Brotas.

O local é amplo, com muito verde (claro), apartamentos confortåveis, piscina, tirolesa, opçÔes de passeios a cavalo, atividades para crianças, etc, mas o grande diferencial é a famosa "Areia que Canta".

Viajar para Brotas, ecoturismo e viagem natureza
Mais uma vista do hotel fazenda

Do hotel fazenda Areia que canta, partem visitas guiadas para percorrer uma trilha, bem fĂĄcil (crianças podem fazer) que leva atĂ© uma nascente do aquĂ­fero Guarani, de ĂĄgua lĂ­mpida e cristalina, no meio da mata nativa, formando uma piscina natural de 10m de diĂąmetro. A ĂĄgua brota da terra, em meio a uma areia muito branca, 100% quartzo, que quando esfregada na mĂŁo, faz um som bem interessante.


Viajar para Brotas, ecoturismo e viagem natureza
Subindo a trilha até a nascente
Nascente Areia que Canta
Viajar para Brotas, ecoturismo e viagem natureza
Curtindo a ågua gelada da nascente (imagem: divulgação - Areia que Canta)
Como a ĂĄrea Ă© de preservação ambiental, a quantidade de pessoas que entram simultaneamente na piscina natural Ă© controlada, e o tempo de permanĂȘncia tambĂ©m, mas vale muito a pena. Quem nĂŁo estĂĄ hospedado no hotel fazenda Areia que Canta tambĂ©m pode fazer esse passeio, mas deve agendar com antecedĂȘncia.


DistĂąncias:
Brotas -> SĂŁo Paulo - 235 KM
Brotas -> SĂŁo Carlos - 65 KM
Brotas -> Campinas - 140 KM
Brotas -> JundiaĂ­ - 185 KM
Brotas -> Rio Claro - 70 KM
Brotas -> RibeirĂŁo Preto - 150 KM

1 comentarios

  1. O que mais sinto falta nos blogs de viagens é de dicas de dentro do Brasil. Parabéns por dar uma dica acessível e viåvel. Bjs. http://jornalistadeferias.blogspot.com

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem