Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2012

Strogonof tailandês

Essa é uma receita um pouco mais elaborada de um dos meus pratos prediletos: Strogonofe.
Essa receita é uma receita do Claude Troisgros, que é um dos meus chefs preferidos. Experimente!

Esse strogonofe leva cogumelos, ervas, raízes, pimenta, capim-limão, etc...Fica muito aromático. Confira:

Strogonofe à Tailandesa

Molho Thai
Ingredientes

- 1 litro de água
- 300 gramas de shitake fatiados
- 200 gramas de cogumelo de Paris cortados em quatro
- 120 gramas de capim-limão picado
-180 gramas gengibre fatiado
- Uma pimenta dedo-de-moça fatiada
- 3 dentes de alho fatiado
- 50 ml de molho de soja
- 2 colheres de sopa de molho de tomate
- 300 ml de leite de coco
- Sal a gosto
- Açúcar a gosto
- Coentro fresco picado a gosto

Modo de preparo

Ferva a água e adicione os cogumelos shitakes e Paris. Cozinhe por 3 minutos e escorra. No mesmo caldo, adicione o capim-limão, gengibre, alho e pimenta dedo-de-moça. Cozinhe tudo por 20 minutos. Peneire a misturra, ferva e adicione o molho de tomate, molho de soja e o leite de…

Afins: uma boa ideia de costura

Imagem
Essa dica de hoje não é uma receita, é uma dica de costura, mas tenho certeza de que vai inspirar muita gente que tem aquela blusa que cai incomodamente do ombro:
Vejam que boa idéia: colocar uma fitinha de tecido costurada na beirada da blusa, com botões de pressão. Assim, você prende a blusa no sutiã quando quiser. Perfeito, não?

Receita de torta de limão

TORTA DE LIMÃO Ingredientes: 2 copos americanos de farinha  de trigo 100 gramas de margarina 1 colher (sopa) de acúcar 1 pitada de sal 1 gema 4  a 5 colheres (sopa) de água gelada Modo de Fazer - Massa Esfarele a farinha com a margarina até formar uma farofa. Junte o açúcar, o sal e  a gema misturada com a água e deixe na geladeira por 15 minutos. Coloque a massa em uma fôrma de fundo removível ou fôrmas individuais. Cubra com papel alumínio e prencha a cavidade com milho, para fazer peso. Leve ao forno pré aquecido até assar sem corar. Retire o milho e o papel, distribua o recheio Modo de Fazer - Recheio Suco e raspas de 2 limões  3 ovos e 1 clara 1 copo americano de açúcar 1 colher (chá) rasa de amido de milho (maizena) Açúcar para polvilhar Junte o suco e as raspas de limão com as gemas, metade do açúcar e o amido de milho, leve ao fogo brando até engrossar. Bata as claras com o açúcar restante e junte ao creme. Cubra a massa com o recheio. Leve ao forno pré aquecido até dourar. Deixe esfriar e polv…

Petit gateau de doce de leite

Imagem
Petit Gateau é um sucesso sempre, né? E que tal mudar um pouco, saia do chocolate e experimente um petit gateau de doce de leite, bem cremoso!

Experimente essa receita de petit gâteau de doce de leite do restaurante Carlota.

Ingredientes:
200 gramas de doce de leite bem cremoso
100 gramas de manteiga
2 ovos
2 gemas
1/2 xícara (chá) de farinha de trigo peneirada
1/2 xícara (chá) de açúcar

Modo de fazer:
Derreta o doce de leite cremoso com 100 gramas de manteiga no microondas, por cerca de 1 minuto e meio (ou no fogão mesmo, em uma panela antiaderente, por um pouco mais de tempo).
Acrescente os 2 ovos e as 2 gemas, sem bater muito, apenas mexendo com um fouet, até obter uma massa homogênea.
Adicione a farinha de trigo e o açúcar. Distribua a massa em fôrminhas individuais e leve ao forno preaquecido a 200 graus por oito minutos exatos.

Sirva quentinho ainda!




Açucar demais tira o gosto das outras coisas

Você sabe porque quando come algo muito doce alguns outros alimentos ficam com um gosto horrível?

Isso acontece porque sua língua passa um tempo entupida pelo açúcar (!!!). A língua tem pequenas estruturas em formato de cogumelo que são os botões gustativos. Eles contêm sensores nervosos, que enviam ao cérebro as informações sobre os sabores.

Quando você come algo muito doce, a saliva fica com uma concentração tão grande de açúcar que todas as papilas acabam cobertas de glicose. Qualquer outro alimento que você provar a seguir parecerá sem gosto. Essa sensação ocorre não apenas com o doce mas também com os outros sabores. “Se você experimentar algo muito salgado e em seguida um doce, também não sentirá o sabor”, explica Ricardo Ferreira Bento, otorrinolaringologista da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. É por isso que os degustadores profissionais costumam beber um copo d’água ou comer um pedaço de pão entre um prato e outro. Isso serve para “limpar” os sensores de sabo…

Morango na pia

Imagem
Adora morangos? Então que tal essa lixeirinha em formato de morango?

 Ficou com vontade de ter uma? Dá pra comprar nesse site: http://www.modcloth.com/shop/organize/going-to-seed-mini-trash-can (e eles entregam no Brasil!)

Quibe recheado

Receita de quibe recheado com ricota.

1 kg de carne moida
1/2 kg de trigo para quibe (deixe de molho por no mínimo 2 horas) Pimenta do reino (a gosto) Um maço de hortelã picadinho 1 cebola picadinha Sal a gosto Pimenta calabresa a  gôsto Escorra muito bem o trigo  e misture todos os outros ingredientes muito bem e reserve. Recheio: Amasse uma ricota (+ ou - 400g.) 1  copo de iogurte 1 copo de requeijão Um maço de salsa picadinha Azeitonas picadas a gôsto Sal a gôsto Pimenta do reino a gôsto Modo de fazer: Misture tudo muito bem. Unte uma fôrma com bastante óleo. Coloque metade da massa de quibe, recheie e cubra com a outra metade de massa. Faça losangos com uma faca e em cada junção coloque um pedacinho de manteiga ou um filete de azeite. Leve ao forno bem quente, até ficar dourado.

Papai noel de morango

Imagem
Gosta de morango com creme? Olha que ideia bonitinha para o Natal (OK, está um pouco longe para o Natal, mas inspiração nunca é demais!)

Basta limpar bem e cortar a pontinha dos morangos, para fazer o chapéu. Confeite com um pouco de chantilly para fazer o corpinho do papai noel.
Os olhos podem ser feitos com duas pequenas sementes de linhaça.



Idéia vista aqui: ttp://www.saifou.com/entry/1664.html




Arroz na cerveja

Quer incrementar seu arroz? Experimente essa receita de arroz na cerveja ARROZ NA CERVEJA Ingredientes:  2 dentes de alho  1 cebola média picadinha  2 xícaras (chá) de arroz  600 ml de cerveja Refogue a cebola e o alho no oleo, quando já estiverem douradinhos adicione o arroz. Frite-o um pouquinho, coloque sal (a gosto). Despeje a cerveja. Cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, mexendo de vez em quando, até o arroz ficar pronto. Se necessário acrescente um pouco d´água para terminar o cozimento.

Bolinho de bacalhau

Aí vai a receita de bolinho de bacalhau que eu gosto: BOLINHO DE BACALHAU 1 kg de bacalhau dessalgado e desfiado 1 kg de batata cozida e amassada 1 cebola média picadinha 1 maço de salsa picadinha 2 claras 3 colheres de farinha de trigo O Modo de fazer é super simples: Misture todos os ingredientes, verifique o sal, faça os bolinhos enrolando com a ajuda de 2 colheres, ou nã mão mesmo. Frite em óleo bem quente. Tire do óleo quando estiverem douradinhos.

Tipos de pimentas

Imagem
Quer saber um pouco mais sobre pimenta? Veja este quadro aqui, ele mostra os tipos de pimentas, o tamanho médio de cada uma, e quão picantes elas são (pungência).

Pimenta biquinho na horta

Imagem
Pimentas biquinho na minha horta! Lindas!
Essa pimenta não arde, e tem um aroma delicioso Você pode usá-la em saladas, picadinha, sem as sementes, ou em carnes, para dar um aroma diferente.

Segundo o site http://www.pimentasartesanais.com.br/pimenta-biquinho.asp, o clima ideal para o cultivo da Pimenta biquinho é o quente (21 a 30 graus C), ela é bem sensível a baixas temperaturas e geadas.

O Sol muito intenso pode alterar a coloração natural dos frutos, queimando-os. O solo deve ser bem drenado e produndo com ph entre 5,5 a 7,0, e não pode ser salinizado. O espaçamento ideal deve ser de 0,8 cm. A terra ideal deve possuir substrato organo-argiloso.

Adubos comerciais para jardins são bem aceitos para o cultivo em vasos, canteiros e hortas. Deve ser feita a irrigação diária para solos secos e/ou em periodos de estiagens.

>>> Leia também: Tipos de pimentas

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Booking.com

Booking.com

Afiliados