Receita de pudim de tapioca

Receita de PUDIM DE TAPIOCA

Eu amo tapioca, e esse pudim fica maravilhoso.

Receita de pudim de tapioca

Base do pudim de tapioca

65 g de tapioca (sagu)
300 ml de leite integral
200 ml de leite de coco
2 ovos
4 gemas
1 lata de leite condensado
40 g de coco ralado

Calda de caramelo:
150 g de açĂșcar
Água suficiente para molhå-lo

Como fazer o pudim de tapioca


Base do pudim
Em uma tigela, hidrate a tapioca no leite integral misturado ao leite de coco por aproximada-mente 1 hora. Em outro recipiente, bata os ovos e as gemas com um fouet e adicione o leite condensado, sem parar de bater. Coe e reserve.
Aqueça a mistura de leite com tapioca em uma panela e despeje sobre a mistura de ovos com leite condensado. Bata bem com o fouet e volte tudo para a panela. Cozinhe em fogo baixo, sem parar de mexer com uma colher de pau ou espĂĄtula (pĂŁo-duro) para que nĂŁo ferva, atĂ© que a mistura engrosse um pouco. VocĂȘ perceberĂĄ o ponto ideal, chamado Ă  la nappe ou ponto de creme inglĂȘs, quando passar o dedo na parte de trĂĄs da colher de pau ou na espĂĄtula e o rastro deixado ficar intacto por alguns segundos, sem que o lĂ­quido escorra sobre ele. Quando a base do pudim atingir esse ponto, retire do fogo e adicione o coco ralado. Deixe esfriar.

Veja outras receitas com tapioca aqui no blog

Calda de caramelo:
Ponha o açĂșcar em uma panela e adicione ĂĄgua suficiente para molhĂĄ-lo. Mexa antes de ligar o fogo, para uniformizar a mistura, e limpe as paredes da forma com um pincel molhado, para evitar a formação de cristais. Cozinhe, sem mexer, atĂ© se transformar em caramelo. Despeje a calda na forma para pudim. Se preferir, faça esse procedimento diretamente na forma.

Cozimento:
Preaqueça o forno a 150 °C. Adicione a base do pudim Ă  forma com caramelo. Cubra com pa¬pel-alumĂ­nio, para evitar que a superfĂ­cie do doce fique queimada, e cozinhe em banho-maria no forno de 1 hora a 1 hora e 30 minutos ou atĂ© que o centro do pudim esteja firme.
Deixe esfriar completamente em temperatura ambiente e desenforme antes de levar Ă  geladeira, caso contrĂĄrio a tapioca pode grudar na forma e o pudim, se quebrar ao ser desenformado.
Estes livros tem muitas receitas de pudim e de tapioca, diferentes e deliciosas. Recomendo para vocĂȘ ter em casa. Compre o livro do pudim na Amazon e Tapioca

 

Precisa de fĂŽrmas para bolo e pudim?

FĂŽrmas para pudim

Precisa de fĂŽrma para banho maria para pudim?


0 comentarios

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem