Caminhada na floresta amazonica

Caminhada na floresta amazonica


Fazer trekking na floresta amazônica é definitivamente um momento marcante de uma viagem à Amazônia.

Ainda que as caminhadas na floresta amazônica organizadas pelos hotéis de selva e pelas diferentes operadoras de turismo sejam programadas para serem leves, e sejam feitas em trilhas previamente conhecidas, o momento de realmente interagir com a floresta, pisar no solo, ver os insetos pertinho de você - às vezes até perto demais :)  -, sentir o calor e a umidade, é intenso.
Caminhada passeio na floresta amazonica
Entrando na floresta Amazonica

Como se vestir para um trekking na Amazonia:

Para a caminhada na floresta amazônica, seguir a recomendação dos guias é muito importante. Nesse caso, foi-nos recomendado tênis, meia, calça comprida, camiseta (não precisa ser camiseta de manga comprida, porque lá faz muito calor).

O ideal é que você feche os “buracos” por onde insetos podem entrar. No caso das mulheres, uma calça legging, grudada no corpo, com uma meia por cima, sem deixar nenhuma parte dos tornozelos à mostra, é o ideal. Ainda coloquei a camiseta por dentro do legging para evitar que alguma formiga resolvesse explorar minha barriga (não ficou bonito, mas me senti muito mais à vontade para caminhar na floresta).

No caso dos homens, aquelas calças esportivas com bombacha (cordinha que permite ajustar a boça da calça no tornozelo) são as ideais, também com meia por cima caso haja muita formiga onde você for andar.

Como no meio da floresta o clima úmido e quente vai fazer você se sentir em uma sauna, especialmente porque você vai estar caminhando, ou seja, vai sentir mais calor ainda, prefira camisetas e calças em material que permita transpiração. O ideal são calças e camisetas 100% algodão, ou em tecido especial para esporte, como o Clima cool da Adidas.

Evite roupas escuras, pois elas absorvem mais o calor, atraindo assim mais insetos. Além disso, use bastante repelente, na roupa toda, no tênis, no pescoço.

Dica: Se você usa repelente em spray, para evitar respirá-lo quando for passar no pescoço e no cabelo, use este pequeno truque: vaporize uma boa quantidade nas mãos, e esfregue-as no pescoço, no rosto e no cabelo.

Sobre o passeio trekking na floresta amazonica

A caminhada, em grupos pequenos de 10 a 15 pessoas, para evitar que alguém se perca, é fácil. Como normalmente há pessoas de todas as idades, inclusive mais idosos, não se anda muito rápido, e faz-se pausas para reunir o grupo em torno de pontos interessantes da floresta: árvores de vários tipos, como pau-brasil e diferentes tipos de produtoras de seivas, e insetos e suas formações (teias, ninhos, caminhos de cupins, etc).

Caminhada passeio na floresta amazonica
Uma pausa para o guia nos falar um pouco sobre esta árvore, que é oca por dentro.

Ao descermos das canoas, tivemos que enfrentar uns bons metros de chão com muita formiga (muita mesmo, e elas não eram pequenas...não consegui nem fotografar de tão estressada que eu estava), mas na prática, ninguém foi comido por elas. A maioria das formigas da Amazônia são "silvestres", ou seja, só comem folhas. A menos que se sintam atacadas, elas não fazem nada mesmo. Claro que não foi muito agradável, e eu quis andar o mais rápido possível pra evitar que elas tivessem tempo de subir pelo meu tênis. No fim do passeio, eu tinha duas formigas grudadas na minha meia (porque eu pisei nelas pra tirá-las dali) e nenhuma picada.

Caminhada passeio na floresta amazonica
O chão da Amazônia, já sem presença intensiva de formigas

O caminho não é 100% cheio de formigas, logo, se você também odeia formigas, fique tranquilo, a menos que você fique muito tempo parado em algum lugar, ou coloque a mão onde não deve, elas não vão te atacar.

O guia, munido de um grande facão, avisa para não nos apoiarmos em nada, pois as árvores têm formigas, aranhas, cobras, espinhos! Ele vai abrindo espaço para passarmos pelas árvores e pela trilha. As copas das árvores fecham o ambiente, que fica mais escuro e quente.

Veja as fotos, elas "falam" mais que palavras (clique nas imagens para vê-las em tamanho maior).

Caminhada passeio na floresta amazonica
Espinhos, muitos espinhos!!! e teia de aranha nos espinhos!
Caminhada passeio na floresta amazonica
Uma árvore enroscada na outra ( não, não é uma cobra. Aliás, pra quem tem medo de cobra, uma boa notícia: não vimos nenhuma durante as duas horas e meia de trekking)

Caminhada passeio na floresta amazonica
Folhas...
Caminhada passeio na floresta amazonica
Caminho de cupins

Caminhada passeio na floresta amazonica
A copa das árvores

Caminhada passeio na floresta amazonica
Veja a densidade de árvores da floresta
Caminhada passeio na floresta amazonica
Um dos caminhos por onde passamos


>>> Leia também: o espetacular nascer do sol na Amazonia, do blog Let´s Fly away


Gostou? Compartilhe no Pinterest


6 comentarios

  1. E pensar que eu ainda não conheço a Floresta Amazônica! A gente viaja pra tão longe e acaba deixando de lado algumas coisas no próprio país. A trilha deve ser muito legal! Foi sofrido com os mosquitos? Tenho uma bela alergia das mordidas..

    ResponderExcluir
  2. To pesquisando muito sobre esse destino e essa caminhada na floresta Amazonica eu quero muito fazer. Mas confesso que tenho medo desse bichos e insetos que tem lá. Fico feliz que voce não viu nenhuma cobra. As formigas... que loucura. Obrigada pelo relato, muito bom

    ResponderExcluir
  3. Bicho de cidade morre de medo de bicho do mato, então as informações realistas são mais que bem-vindas. Picada de formiga é uma coisa engraçada: mesmo depois de tirá-las de nosso corpo o cérebro continua enviando mensagem de dor e parece que ainda estão nos picando!

    ResponderExcluir
  4. Aline Aguiar09 janeiro

    A caminhada pela floresta Amazônica foi uma das atividades mais loucas que eu já fiz na minha vida. É tanta umidade que parece que vc está se afogando fora d´água. A floresta é linda demais, todo brasileiro deveria conhecer.

    ResponderExcluir
  5. Confesso que eu teria um pouco de medo ao fazer essa caminhada na Floresta amazonica. E o medo de aparecer algum bicho haha? Mas tirando isso deve ser uma experiencia bem legal! Gostei do texto

    ResponderExcluir
  6. Você fez essa caminhada na floresta amazonica a partir de Manaus, não foi? Gostei das dicas.

    ResponderExcluir

Gostou do que leu? Comente aqui ou compartilhe a postagem